quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TENSÕES EUROPÉIAS NO COMEÇO DO SÉCULO XX



No início do século XX havia um forte clima de tensão e rivalidade entre os governos e empresários das grandes potências européias como Alemanha, Inglaterra e França. Devido as disputas territoriais por colônias e por mercados na Europa, África, Ásia e América Latina.


A maioria dos exércitos nacionais se profissionalizou, ou, seja os soldados começaram a ser treinados para lutar, conhecer melhor os armamentos, seguindo carreira militar por muitos anos. Os generais passaram a exigir que os governos recrutassem cada vez mais soldados. Calcula-se que 65 milhões de soldados tenham sido mobilizados para lutar na Primeira Guerra Militar.

REVANCHISMO FRANCÊS
Sentimento de revanche dos franceses em relação aos alemães, devido a derrota humilhante na guerra franco-prussiana (1870). Nesse período os franceses pretendiam recuperar os territórios da Alsácia-Lorena (ricos em minério de ferro e carvão), tomados – após os termos do acordo de paz – pelos prussianos.
Os primos-irmãos Guilherme II, imperador da Alemanha, e Jorge V, rei da Inglaterra, retratados com os uniformes trocados em um casamento real, em maio de 1913, um ano antes da eclosão da guerra. Suas nações eram ferozes inimigas industriais e navais e logo lutariam em campos opostos.
PAZ ARMADA
O clima de rivalidade originou uma situação chamada de paz armada Diante do risco de guerra as potências estimularam a produção de armas e fortaleceram suas forças armadas. Esse processo representou o início de uma corrida armamentista.
POLÍTICA DE ALIANÇAS
Os governos das grandes potências fizeram alianças entre si com o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais. Depois de muitas negociações, a partir de 1907 a Europa ficou dividida em dois grandes blocos. As forças da Alemanha, Áustria (Império Austro-Húngaro) e Itália formaram a Tríplice Aliança ou aliança de potências centrais, apoiadas pelos turcos e búlgaros logo após o início das batalhas. De outro lado, a Tríplice Entente era formada por França, Inglaterra e Rússia, engrossada por sérvios, belgas, gregos e romenos.

Conforme os interesses, em certos momentos essas alianças sofreram alterações, pois algumas forças mudaram de lado. Exemplo disso foi o governo da Itália, que em 1915 (após o início da guerra) passou para o lado da Entente depois de receber promessas de compensações territoriais.


As tensões entre os dois blocos foram aumentando. Qualquer incidente detonaria uma guerra generalizada.
O ESTOPIM
O estopim da Primeira Guerra Mundial ocorreu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, foi assassinado em Sarajevo. Essa cidade era a capital da Bósnia e da Herzegovina, províncias que haviam sido anexadas ao Império Austro-Húngaro em 1878, contra as pretensões pan-eslavistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário